Bom dia! Hoje é segunda-feira, 22 de janeiro de 2018 | 01:54

Técnicos que podem treinar times brasileiros / Toque de Craque | Nova Friburgo - RJ
Imprimir matéria

05/01/2018 [05h16] | Futebol nacional

Técnicos que podem treinar times brasileiros

Técnicos que podem treinar times brasileiros

Rafael Reis


O colombiano Reinaldo Rueda chegou ao Flamengo em agosto. Em menos de cinco meses no clube, o ex-comandante do Atlético Nacional (COL) foi vice-campeão da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

O bom trabalho do experiente treinador de 60 anos, que está envolvido em rumores sobre uma possível ida para a seleção chinela, reforça uma política que tem sido cada vez mais praticada pelos clubes brasileiros: a aposta em técnicos estrangeiros.

Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Internacional e vários outros times do Brasil entregaram nos últimos anos seus bancos de reservas a comandantes nascidos em outros países.

E a tendência deve continuar em 2018. O Atlético-PR chegou a sondar o holandês Clarence Seedorf para dirigir a equipe nesta temporada. O negócio não vingou, mas outras tentativas semelhantes devem acontecer durante o ano.

Por isso, listamos abaixo cinco treinadores estrangeiros que têm chances razoáveis de desembarcar no futebol brasileiro ao longo dos próximos meses.

CHIQUI ARCE
46 anos
Paraguai
Desempregado
?
Ex-lateral direito de sucesso por Grêmio e Palmeiras na década de 1990, o paraguaio tem grande identificação com os dois clubes e já admitiu que sonha voltar ao futebol brasileiro para dirigi-los. Arce, inclusive, já foi sondado pelas diretorias gaúcha e paulista em um passado não tão distante assim. Depois de não conseguir classificar a seleção paraguaia para a Copa do Mundo-2018, o treinador está livre no mercado.

ARIEL HOLAN
57 anos
Argentina
Independiente (ARG)
?
Um dos técnicos da moda no continente, o argentino trabalhou no hóquei de grama antes de migrar para o futebol, há 15 anos. Ex-auxiliar de Estudiantes, River Plate e Argentinos Juniors, entre outros, conquistou no mês passado a Copa Sul-Americana pelo Independiente, apenas o  segundo clube de sua carreira como treinador. Badalado, Holan deve alçar voos mais altos em breve. Se não conseguir uma vaguinha na Europa, é bem possível que apareça no México ou no Brasil, os mercados mais ricos do futebol na América.

JORGE ALMIRÓN
46 anos
Argentina
Atlético Nacional (COL)
?
Após ser derrotado pelo Grêmio e ficar com o vice-campeonato da Libertadores pelo Lanús, o ex-volante parecia ter destino traçado: deixaria a Argentina para iniciar uma carreira europeia à frente dos Las Palmas. Mas Almirón surpreendeu ao anunciar sua transferência para o Atlético Nacional, clube colombiano que tem se notabilizado por fornecer técnicos para o futebol brasileiro. Dois dos seus três últimos comandantes (Juan Carlos Osorio e Reinaldo Rueda) apareceram por aqui. Quem sabe Almirón seja o próximo?

EDGARDO BAUZA
59 anos
Argentina
Desempregado
?
Campeão da Libertadores por LDU (2008) e San Lorenzo (2014), o ?Patón?, apelido pelo qual é conhecido, já passou pelo futebol brasileiro em 2016, mas abandonou o São Paulo para dirigir a Argentina. Bauza durou pouco à frente de Messi e cia, foi mal no comando da seleção dos Emirados Árabes e também não teve sucesso na direção da Arábia Saudita. Desempregado desde novembro, é um dos estrangeiros que pode ganhar uma nova chance no Brasil no decorrer de 2018.

MIGUEL ÁNGEL RUSSO
61 anos
Argentina
Millonarios (COL)
?
Ao longo de quase 30 anos de carreira, o técnico sessentão já rodou bastante e dirigiu times de Argentina, Chile, Espanha, México e Colômbia. Falta à carreira de Russo, campeão da Libertadores de 2007 pelo Boca Juniors, a experiência de trabalhar no Brasil. Uma experiência que pode surgir graças a seu bom desempenho no futebol colombiano ?é o atual campeão nacional pelo Millonarios.

Fonte: Toque de Craque

Comentários

Outras matérias

  • Futebol carioca

    Surto de alzheimer e amnesia em São Januário

    Uma vergonha. Uma página triste para um clube de tradições como o C.R. Vasco da Gama. É lamentável, mas o resultado da eleição desta sexta-feira, mostra que o Clube da Colina vai continuar perdedor, em todos os sentidos: social, financeiro, profissiona...
  • Futebol carioca

    Cariocão começa nesta quarta sem apelo da torcida

    Os Campeonatos Regionais começam nesta quarta-feira, 17 de janeiro  e até agora nenhum ser vivo, viu ação de marketing motivando  o torcedor, pelo menos no Rio de Janeiro. Adianta a televisão pagar tão bem aos clubes cariocas?   PA...
  • Futebol nacional

    Brasileiros comemoram chegada de Arda Turan em líder turco

     O Istanbul Basaksehir, dos brasileiros Márcio Mossoró e Júnior Caiçara, não para de surpreender. Ha três anos incomodando os grandes da Turquia, Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray, a equipe vem fazendo bonito na temporada. Contratou astros com pa...
  • Futebol de juniores

    Nova Friburgo representada na Copinha

    A cidade de Nova Friburgo está representada na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2018 (copinha). O nome da fera é Matheus Monteiro, formado por Carlos Augusto Machado (Gutinho) no Esporte Clube São Pedro de Duas Pedras, e com passagens pelo Friburguen...
  • Futebol paulista

    Fora de todas as divisões Portuguesa promove copa Lusa

    A Portuguesa de Desportos fora de todas as divisões do futebol nacional em 2017. Por isso, vai organizar a Copa Lusa com a Portuguesa Santista, Portuguesa Carioca e Portuguesa  de Londrina (PR). A competição foi denominada de Copa Rubro Verde. ...

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Toque de Craque | Nova Friburgo - RJ
0%
Desenvolvido por KF Sites.com.br