Slide1

Regras de Futebol

05/08/2018 / 14 dias ½ atrás

A rodada os impedimentos

A rodada os impedimentos

Este foi o final de semana das reclamações de impedimentos mal marcados e gols impedidos em várias partidas do campeonato brasileiro, em todas as sérires: A, b, C e D. A regra do impedimento é a regra 11 e ela prevê várias situações

O que é impedimento? O futebol tem 17 regras oficiais e uma das mais interessantes. Porém, é também uma das mais difíceis de compreender e que causa muitos erros de arbitragem já que um atleta pode estar ou não nesta situação por frações de segundos em uma partida.

Quando o futebol era jogado ainda no século XIX, bem no início, foi observado que muitos jogadores ficavam próximos ao gol do rival apenas esperando a chegada da bola para tentar balançar a rede. Então, para deixar o jogo mais dinâmico foi criado o impedimento, a regra 11 do futebol. Saiba o que é impedimento:

Posicionamento do impedido

Estar em posição de impedimento não constitui infração.

Um jogador estará em posição de impedimento quando:

• qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver na metade do campo adversário (excluindo a linha de meio de campo) e se;

• qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário. As mãos e os braços dos jogadores, inclusive dos goleiros, não são considerados. Um jogador não se encontrará em posição de impedimento quando estiver em linha com:

• o penúltimo adversário ou os dois últimos adversários.

Quando o impedimento tem que ser marcado. Um jogador em posição de impedimento no momento em que a bola for jogada ou tocada por um companheiro de equipe só deve ser punido se participar ativamente do jogo:

• Interferindo no jogo ao jogar ou tocar na bola, passada ou tocada por um companheiro ou;

• Interferindo em um adversário de uma das seguintes maneiras:

– Impedindo um adversário de jogar ou de poder jogar a bola ao obstruir claramente sua linha de visão ou;

disputando a bola com o adversário ou tentando claramente jogar a bola que se encontre próxima de si e quando essa ação causar impacto no adversário ou;

 Praticando uma ação óbvia que tenha impacto claro na possibilidade de o adversário jogar a bola.

• Ganhando vantagem da posição de impedimento por jogar a bola ou interferir em um adversário, quando a bola haja sido:

– Desviada ou rebotada em um dos postes ou no travessão da meta, em um oficial de arbitragem ou em um adversário;

– Jogada por um adversário para fazer uma defesa deliberada (impedir que a bola entre em sua meta).

Quado o impedimento não deve ser marcado

Não há infração de impedimento quando um jogador recebe a bola diretamente de um:

Infrações e punições

Se for cometida uma infração de impedimento, o árbitro concederá a favor da equipe adversária um tiro livre indireto, a ser executado do local onde a infração ocorrer, inclusive se for na própria metade do campo do jogador. Qualquer jogador defensor que saia do campo de jogo sem autorização do árbitro será considerado como se estivesse sobre a linha de meta ou linha lateral, para efeitos de impedimento, até à primeira interrupção do jogo ou até que a equipe defensora tenha jogado a bola na direção da linha de meio de campo e até a bola estar fora da área de pênalti. Se um defensor abandonar o campo de jogo deliberadamente deve ser advertido com Cartão Amarelo, quando a bola estiver fora de jogo.

Um jogador atacante pode sair ou permanecer fora do campo de jogo para não ser envolvido em jogo ativo. Se o jogador regressar pela linha de meta e se envolver no jogo antes de a bola ter saído de jogo, ou antes da equipe defensora jogar a bola na direção da linha de meio campo e de a bola ter saído da área penal, deve-se considerar que o jogador está posicionado sobre a linha de meta adversária para efeito de impedimento. Um jogador que deixar deliberadamente o campo de jogo, regressar sem a autorização do árbitro e que não seja punido por impedimento, se obtiver qualquer vantagem deve ser advertido com Cartão Amarelo.

Se um jogador atacante permanecer imóvel entre os postes da meta e no interior da meta, um gol pode ser validado, a menos que o jogador cometa uma infração de impedimento ou outra infração da regra 12. Nesses casos, o jogo deve ser reiniciado com tiro livre indireto ou direto.

 

Conta pra gente o que achou!

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)